Foto: Sede da Societá Italiana di Santos quando ocupava o prédio no Paquetá, Rua Eduardo Ferreira, 79
Annie Gonze
Em 1897, a recém fundada Società Italiana di Santos provisoriamente ocupou o número 106 da Rua do Rosário. Em seguida, na mesma via porém no número 122, teve a sua primeira sede própria. Este endereço atualmente corresponde à Rua João Pessoa, 160 e 178.
Em 1917 transferiu-se para a sua imponente sede à Rua Eduardo Ferreira, 79. A edificação ficou ao encargo de Michele Angrisani, “capomastro” siciliano, construtor titulado e habilitado em Cosenza, Itália.
Neste endereço a Societa viveria seus dias de glória e também de queda, ao ser fechada e ter seus documentos confiscados por intervenção militar durante a II Guerra Mundial.
Em 1954, a casa da Eduardo Ferreira não mais atendia ao novo momento da Societa, após sua reabertura em 1950. Durante as tratativas de negociação e venda da sede, a Società foi provisoriamente transferida para a Rua Azevedo Sodré, 134, um imóvel alugado.
No mesmo ano, finalizada a venda da antiga sede, que passou a abrigar o Sindicato dos Estivadores, a Società adquiriu um imóvel para sua sede na Rua Alagoas, 55.
Em pouco tempo, esse imóvel mostrou-se inadequado aos anseios da Societa. Foi quanto surgiu a oportunidade de adquirir um terreno na Av. Anna Costa, 307.
Após um período conturbado de atrasos e falhas na construção entre os anos de 1954 e 1957, finalmente a Societa inaugurou a sua sede, a “casa da loba”. Por décadas, foi um espaço de orgulho para seus associados e para a comunidade italiana e de ítalo descendentes.
Seu salão nobre era disputado pela sociedade santista. Havia uma intensa atividade cultural e social. As instalações abrigavam também uma biblioteca, salas de aula para cursos de línguas, pintura e esportes.
Na década de 1990, após muita conversa, optaram pela demolição da sede para a construção do Edifício Itália no mesmo local.
Foto: Sede da Societá nos anos 1950, na Ana Costa, a “Casa da Loba”
Ao ser inaugurado, a Società contava com um salão de festa no mezzanino, salas de aula e espaços administrativos no nono andar e área de lazer na cobertura, com piscina, churrasqueira, sauna e espaço para confraternizações.
Hoje, essa ainda é a casa da Itália em Santos. Da antiga sede restou a loba dourada da fachada – uma imagem icônica que atrai a atenção e a curiosidade dos passantes.